FUNDO TODO CUIDADO CONTA

Compatilhe

FUNDO TODO CUIDADO CONTA

Compatilhe

Com o surgimento da pandemia da Covid-19, a RD passou a ajudar as regiões mais vulneráveis do Brasil com doações para mais de 50 hospitais filantrópicos de pequenos e médios municípios do interior do país.

A ação foi uma maneira de cuidar da saúde das comunidades em que as marcas Droga Raia e Drogasil estão presentes. Para dar continuidade à iniciativa e ampliar seu legado, surgiu o Movimento Todo Cuidado Conta.

Conheça aqui detalhes da atuação do Fundo Todo Cuidado Conta.

Os hospitais

Confira os valores doados pela campanha para cada estado. Para conhecer os detalhes de cada um dos hospitais beneficiados, clique no botão abaixo.

Ver lista de hospitais
Os hospitais

Os hospitais

Confira os valores doados pela campanha para cada estado. Para conhecer os detalhes de cada um dos hospitais beneficiados, clique no botão abaixo.

Ver lista de hospitais

Valor total doado

R$ 25.000.000,00

HISTÓRIAS DE IMPACTO

Leia o relato de pessoas diretamente beneficiadas pelas doações da campanha feita para cada hospital.

Cuidado com a comunidade

Doação a hospital de Brasília amplia atendimento por telemedicina e evita exposição de pacientes à COVID-19.

A tecnologia facilitou o acesso ao atendimento, deu agilidade e proporcionou conforto e segurança.

Cuidado com a comunidade

Aparelhos doados a hospital de Cuiabá para tratamento de COVID-19 vão ficar como legado.

Essa doação nos trouxe o sentimento de que, embora a luta fosse nossa, não estávamos sozinhos. Foi como um afago, uma palavra de conforto dizendo 'nós estamos aqui!'.

Cuidado com a comunidade

Doação de equipamentos a hospital de referência no Piauí supre carências da UTI de COVID-19.

Esses equipamentos são um ganho excepcional, porque além de preencherem lacunas das UTIs, poderão ser usados por anos para beneficiar outros pacientes.

Veja todos os depoimentos

princípios

Confira os critérios que nortearam essa ação.

Cuidado com a comunidade

Cuidado com a comunidade

Um dos critérios para a seleção dos hospitais foi que estivessem localizados ou gerassem impacto direto em municípios onde há lojas da Droga Raia ou da Drogasil. Também era fundamental que atendessem via SUS. Assim, a RD buscou concretizar o seu compromisso com a promoção da saúde nas comunidades em que está inserida.

Prioridade ao interior

Prioridade ao interior

A campanha focou em municípios pequenos e médios do interior do país, onde a pandemia de Covid-19 ainda estava chegando. Foram priorizados hospitais estruturantes, que eram referência em sua região e que atendessem pacientes de municípios vizinhos, de forma que ficassem mais bem preparados para combater a fase crítica da pandemia.

Atenção às vulnerabilidades

Atenção às vulnerabilidades

A seleção dos municípios que foram beneficiados levou em conta uma série de indicadores socioeconômicos, como expectativa de vida, escolaridade, acesso a saneamento básico e energia elétrica e a porcentagem de moradores vivendo em situação de extrema pobreza. Assim, o mapeamento permitiu gerar maior impacto onde houvesse mais necessidade.

Construção de legado

Construção de legado

A campanha surgiu da urgência da pandemia, mas ela não teve caráter apenas emergencial, seus resultados foram além do enfrentamento ao coronavírus. Parte dos recursos foi investido em equipamentos de proteção descartáveis, que têm demanda imediata, mas o foco principal é em melhorias permanentes, como leitos hospitalares e equipamentos como monitores, sensores e ventiladores pulmonares.

Transparência

Transparência

As doações foram acompanhadas por um comitê gestor, composto de membros da RD e de parceiros da iniciativa, como o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), bem como médicos e empreendedores sociais. A campanha também teve uma auditoria terceirizada e independente.

Etapas

Saiba mais sobre cada uma das três fases em que a ação está estruturada

...

1. Planejamento e preparação

Na primeira etapa, estabeleceu-se o foco da doação: hospitais filantrópicos de municípios pequenos e médios, no interior do país, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que estavam na iminência de registrar transmissão sustentada do coronavírus. Partiu-se, então, para o mapeamento das cidades e das instituições que se encaixavam nesse perfil, com base em dados da Fundação Oswaldo Cruz e da Fundação Getulio Vargas (FGV), e para a definição dos critérios e processos de seleção.

...

2. Seleção dos hospitais

A partir de uma lista com 70 a 100 hospitais que se encaixavam nos critérios estabelecidos, a equipe do IDIS (parceiro técnico) enviou uma carta-convite para cada uma dessas instituições. Os hospitais preencheram um formulário e enviaram os documentos que validavam as informações apresentadas. A partir da análise desses dados, a campanha chegou à lista final das 50 entidades filantrópicas que receberam a doação.

...

3. Doação e prestação de contas

Na terceira etapa, foram feitos os repasses dos valores para as instituições beneficiadas. Em seguida, teve início o acompanhamento da utilização dos recursos: os hospitais enviaram os dados de prestação de contas, que foram analisados pela equipe do IDIS. Para garantir a transparência, o trabalho foi acompanhado por uma auditoria terceirizada e independente. A apresentação dos resultados pode ser conferida aqui no site.

Especialistas

Conheça os integrantes do Comitê Gestor da campanha #TodoCuidadoConta

Andrea Hanai

Andrea Hanai

Gerente de Projetos do IDIS. Teve passagem pelo Banco Sudameris, pelo Banco ABN AMRO Real e pelo Banco Santander Brasil. É formada em Economia pela FEA-USP, possui MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela EOI, de Madri.

Andréa Wolffenbuttel

Andréa Wolffenbuttel

Diretora de Comunicação do IDIS. Jornalista, atuou como editora da revista Desafios do Desenvolvimento, publicação do Pnud com o Ipea. No terceiro setor, foi Gerente de Comunicação e Conteúdo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e, posteriormente, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Cristiana Pipponzi

Cristiana Pipponzi

Membro dos Conselhos de Administração da RD, da Associação Vaga Lume e do Instituto Ame Sua Mente. Foi Diretora de Marketing da RD. Formada em Administração pela USP, com MBA em INSEAD na França. Cursou Directors Consortium Program em Stanford e Governing for Non Profit Excellence na Harvard Business School.

Cristina Ribeiro Sobral Sarian

Cristina Ribeiro Sobral Sarian

Formada em Administração pela FGV e pós-graduada em Finanças pelo Ibmec, trabalhou por 20 anos no mercado financeiro. Nos últimos anos, tem atuado como conselheira e consultora em impacto social e sustentabilidade para empresas, incluindo a RD. Integra o Conselho Consultivo da Associação Vaga Lume.

Eugênio De Zagottis

Eugênio De Zagottis

Diretor de Planejamento Corporativo e Relações com Investidores da RD e Presidente da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). Foi consultor na McKinsey no Brasil e na Itália e atuou na Arthur Anderson. Formado em Administração pela FGV, com MBA pela Universidade de Michigan.

Jairo Eduardo Loureiro

Jairo Eduardo Loureiro

Membro do Conselho de Administração da RD. Nos últimos cinco anos, atuou como Diretor-Presidente da Planibanc Investimentos, da Planibanc Participações e da Planihold e como membro efetivo do Conselho de Administração da Hipermarcas S.A.

João Paulo Nogueira

João Paulo Nogueira

Empreendedor na área da saúde, fundador do Instituto Horas da Vida e consultor independente. É médico especialista em Geriatria e Clínica Médica. Tem MBA em Economia e Gestão de Saúde, além de mestrado em Ciências, ambos pela Unifesp. É professor assistente da Unifesp/EPM e fellow Ashoka.

Marcílio D'Amico Pousada

Marcílio D'Amico Pousada

CEO da RD desde 2013. Tem mais de 26 anos de experiência em diversos setores do varejo, em grandes organizações brasileiras e globais. Foi Presidente da Livraria Saraiva e da Office Net e atuou em empresas como Submarino, Sam's Club (Grupo Walmart), Mappin e C&A. É formado em Administração pela FAAP.

Maria Izabel Toro

Maria Izabel Toro

Gerente de Investimento Social da RD. Com cerca de 20 anos de experiência em temas sociais, passou por Senac, GIFE e Editora FTD. Fez graduação e mestrado em Serviço Social na PUC-SP e MBA em Gestão e Empreendedorismo Social na FIA-USP. Formada em Resolução de Conflitos pela Chulalongkorn University, de Bangkok.

Maria Susana de Souza

Maria Susana de Souza

Diretora de Recursos Humanos da RD. Tem 27 anos de experiência profissional em RH. Atuou em organizações varejistas de grande porte como, Makro e Walmart/Bompreço. É formada em Psicologia pela UNICAP-PE, com Programa para o Desenvolvimento de Gestão (PMD) pelo IESE da Universidade de Navarra.

Paula Fabiani

Paula Fabiani

Diretora-Presidente do IDIS. Foi Diretora-Financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Controller do Instituto Akatu. Trabalhou no Grupo Votorantim, no BankBoston e no Lloyds Bank. É economista pela FEA-USP, com MBA pela New York University e especializações pela London Business School, Yale, Cambridge e FGV.

Renato Cepollina Raduan

Renato Cepollina Raduan

Diretor de Operações de Varejo da RD. Com mais de 20 anos de experiência profissional na área, foi Vice-Presidente e Diretor do Grupo Walmart e Consultor de Varejo na Accenture no Brasil e no México. Formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica (USP), com MBA pelo INSEAD.

Renato Pires Oliveira Dias

Renato Pires Oliveira Dias

Membro do Conselho de Administração da RD. Também integra o conselho da Regimar Family Office. Formado em Administração de Empresas pela FMU.

Rodrigo Pipponzi

Rodrigo Pipponzi

Cofundador da MOL, editora de impacto social que já doou mais de R$ 34 milhões a mais de 70 ONGs, pela qual venceu o Prêmio Empreendedor Social de 2018. É investidor em startups de negócios de impacto. Formado em Administração pela FGV-SP, tem especialização em Empreendedorismo Social por Stanford.

Sophia Góes

Sophia Góes

Analista de Projetos do IDIS. Antes, atuou como Gestora de Projetos de Voluntariado na Base Colaborativa. Também foi Gerente de Relacionamentos no Instituto Phi, onde assessorava investidores sociais em ações de filantropia, orientando a escolha das organizações apoiadas e monitorando o impacto das doações.

Vitor Bertoncini

Vitor Bertoncini

Diretor de Marketing da RD, possui 22 anos de experiência profissional em Marketing, Estratégia, Digital e E-commerce em grandes empresas como Whirlpool e Grupo Schindler. É formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, com pós-graduação pela FGV-EAESP e MBA pela Business School São Paulo.

CONFIRA OUTRAS DOAÇÕES JÁ REALIZADAS:

UNIDOS PELA VACINA

UNIDOS PELA VACINA

Uma das frentes de atuação do Movimento Todo Cuidado Conta é contribuir com iniciativas voltadas para a saúde pública do país. Nesse sentido, em abril de 2021 a RD realizou uma doação de R$ 5 milhões para o Movimento Unidos pela Vacina.

SALVANDO VIDAS - BNDES

SALVANDO VIDAS - BNDES

Tomara que outras grandes empresas também colaborem com os hospitais, pelo momento delicado que estamos passando com esta pandemia.

SANTA CASA - ARARAQUARA

SANTA CASA - ARARAQUARA

A Santa Casa de Araraquara (SP) recebeu em fevereiro de 2021 uma doação de R$ 100 mil da RD, valor direcionado à compra de materiais hospitalares, medicamentos e EPIs para a equipe de atendimento que está na linha de frente do combate à Covid-19.

INSTITUTO BUTANTAN

INSTITUTO BUTANTAN

A vacinação contra a Covid-19 tornou-se um dos pontos cruciais da gestão da saúde nos tempos atuais. Assim, a RD também contribuiu com essa questão. A empresa doou em fevereiro de 2021 R$ 2 milhões à nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan, em São Paulo.

MANAUS

MANAUS

Em janeiro de 2021, a RD ajudou a capital do Amazonas no combate ao coronavírus com uma doação de R$ 100 mil. Metade desse valor foi destinado ao Instituto Nova Amazônia.