#TodoCuidadoConta
×
Home Hospitais

Doações ajudam hospital de Arapiraca a salvar mãe com COVID-19 e bebê em parto de emergência

Compatilhe

Thayna de Oliveira Nunes, 23, ficou três semanas na UTI até poder reencontrar a filha bebê, após um parto emergencial

Thayna de Oliveira Nunes, 23, ficou três semanas na UTI até poder reencontrar a filha bebê, após um parto emergencial

Doações ajudam hospital de Arapiraca a salvar mãe com COVID-19 e bebê em parto de emergência

Compatilhe

Assim que a porta do hospital se abre, uma jovem em cadeira de rodas aparece na calçada aos prantos, segurando a imagem de uma santa e um papel onde se lê a palavra "Superação". Entre aplausos, balões e chuva de papel picado, o grupo que a acolhe aumenta o cantorio: "Aquilo parecia ser minha morte / Mas Jesus mudou minha sorte / Por milagre, estou aqui".

A cena acima aconteceu no Hospital Regional de Arapiraca, em Alagoas, com a operadora de caixa Thayna de Oliveira Nunes, de 23 anos. A acolhida dela teve ainda um capítulo especial: a pequena Lana Maitê Oliveira, com apenas 26 dias de vida, foi finalmente colocada nos braços da mãe.

Fui internada com febre, dor de cabeça e muita falta de ar, no dia 1° de setembro. No dia 2, ela nasceu", conta Thayna. A cesárea de emergência, realizada na 37ª semana de gravidez, permitiu à mãe um curtíssimo momento com a bebê. Logo em seguida, Thayna voltou para a UTI de COVID-19, onde seria intubada e permaneceria por três semanas. "Só lembro do parto e dos últimos quatro dias de internação. Tive muito medo de não conhecer a minha filha."

O drama de Thayna mobilizou a equipe clínica, que também vivia momentos de crise, como relata o médico Warlisson Tenório, coordenador da ala de COVID-19. "Estar na linha de frente me impôs a necessidade de gerir uma equipe nova para enfrentar um dos maiores desafios da humanidade e, ao mesmo tempo, gerenciar o stress físico, o distanciamento da família, o luto pela perda de pessoas próximas e o medo da doença, porque eu também virei paciente", conta. "O hospital ainda apresentava carência de aparelhos de monitorização e de equipamentos de proteção individual."

O médico Warlisson Tenório, coordenador da ala de COVID-19, também teve a doença e se recuperou

Para preencher parte dessa lacuna estrutural, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho recebeu a doação de monitores, camas, macas, EPIs e outros materiais por meio da campanha #TodoCuidadoConta. Criada e custeada pela Raia Drogasil, a iniciativa está distribuindo R$ 25 milhões em insumos a 50 hospitais do Brasil para auxiliá-los no tratamento dos pacientes com COVID-19.

"Os itens doados são parte essencial de uma grande estrutura necessária para salvar vidas", diz Warlisson. Essa estrutura também possibilitou o reencontro de Thayna com sua bebê, quase um mês após o parto. "Ela era muito séria. Depois que me viu, começou a sorrir", conta a jovem mãe. "Uma doação como essa vai ajudar muitas pessoas que, como eu, não têm condições de pagar um hospital particular."

"Uma doação como essa vai ajudar muitas pessoas que, como eu, não têm condições de pagar um hospital particular"

SAIBA MAIS SOBRE ESSA DOAÇÃO

Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho

Arapiraca AL

Ver Hospital