Hospital de Jundiaí moderniza atendimentos de COVID-19 com aparelhos de doação e assistência humanizada

Compatilhe

O líder de logística Valmor Getulio Tonetti se curou da COVID-19, após mais de dez dias intubado

O líder de logística Valmor Getulio Tonetti se curou da COVID-19, após mais de dez dias intubado

Hospital de Jundiaí moderniza atendimentos de COVID-19 com aparelhos de doação e assistência humanizada

Compatilhe

A piora no quadro clínico de Valmor Getulio Tonetti, 58 anos, é um exemplo de como a COVID-19 pode ser traiçoeira. Apresentando cansaço e tosse seca, ele decidiu ir ao posto médico próximo de sua casa, em Jundiaí, cidade do interior paulista onde trabalha como líder de logística. Na primeira consulta, uma possível "infecçãozinha" foi detectada. Cada vez mais debilitado, Valmor retornou ao posto no dia seguinte, mas o exame de sangue "não deu nada", e levantaram uma suspeita de virose.

No terceiro dia do périplo hospitalar, uma radiografia tirada no Hospital São Vicente de Paulo diagnosticou uma broncopneumonia. No quarto dia, finalmente, a tomografia do pulmão e o exame de RT-PCR atestaram a presença de COVID-19 e a gravidade do caso. Em menos de 24 horas, Valmor estava intubado.

"Toda vez que iam tirar o tubo, eu ficava nervoso e precisava voltar para a intubação. Fiquei 11 dias assim, até que, em 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, eu fui extubado", conta. Valmor faz questão de mencionar o atendimento que ele e sua família receberam do hospital no período. "O pessoal foi muito atencioso, recebi um tratamento sensacional. Todo dia ligavam para atualizar a minha esposa e o meu filho."

Enfermeira do São Vicente de Paulo, Mariana Santos personifica a atenção dedicada a Valmor. "Presenciei famílias inteiras internadas, e nem sempre o final era feliz. Nós rimos juntos – e choramos juntos", diz. Mas esse sofrimento foi só a ponta do iceberg que a equipe médica teve que contornar. "A quantidade de leitos, de equipamentos... tudo parecia uma carência. Via meus coordenadores sem hora nem dia tentando achar uma saída em meio ao caos."

Para atenuar a limitação material, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo recebeu a doação de centrais de monitorização para UTI, monitores multiparâmetros e cartuchos usados nos exames de gasometria. Os insumos foram custeados pela campanha #TodoCuidadoConta, da Raia Drogasil, que está doando R$ 25 milhões a 50 instituições do país para o combate à COVID-19.

"O monitoramento desses pacientes é de suma importância. Com as centrais e os monitores doados, os sinais vitais dos doentes estarão sempre ao nosso alcance", diz a enfermeira Mariana. "Ao saber que nossos pacientes iam ganhar equipamentos novos e cheios de tecnologia, foi impossível não se emocionar. É uma ajuda que muda muitas vidas", completa. Como paciente, Valmor diz ter sentido na pele a importância da doação. "Dou os parabéns pela ação, porque não é fácil estar hospitalizado. Que outras empresas sigam o exemplo e ajudem os hospitais que estão precisando".

"Ao saber que nossos pacientes iam ganhar equipamentos novos e cheios de tecnologia, foi impossível não se emocionar. É uma ajuda que muda muitas vidas."

SAIBA MAIS SOBRE ESSA DOAÇÃO

Hospital de Caridade São Vicente de Paulo

Jundiaí SP

Ver Hospital

Confira outras histórias

Santa Casa de Araçatuba
Enfermeira é curada de COVID-19 no próprio hospital onde trabalha, com estrutura reforçada por doações

Eu senti na pele a importância do cuidado com o outro. É preciso enxergar o paciente como um ser que, além da doença, tem valores e sentimentos, e exercer empatia.

Santa Casa Saúde de Rio Claro
Respiradores doados à Santa Casa de Rio Claro reduzem intubação de pacientes com COVID-19

Ações como essa contribuem para nossa evolução. É como se o mundo soprasse em nossos ouvidos: 'Força! Nós confiamos em vocês!'.

Hospital Santa Marcelina
Doação de materiais hospitalares salva pacientes de COVID-19 e protege profissionais de UTI em São Paulo

Muitos dos pacientes graves de COVID-19 na UTI precisam fazer hemodiálise. Estes aparelhos salvaram vidas... Muitas!