#TodoCuidadoConta
×
Home Hospitais

Doações para o tratamento de COVID-19 em hospital de Vitória devem beneficiar pacientes com câncer

Compatilhe

O enfermeiro Diogo Magela diz que o material doado é de grande importância para equipes e pacientes

O enfermeiro Diogo Magela diz que o material doado é de grande importância para equipes e pacientes

Doações para o tratamento de COVID-19 em hospital de Vitória devem beneficiar pacientes com câncer

Compatilhe

"Catástrofes duram uma semana, duas, no máximo três. A pandemia permaneceu por seis meses em pico crescente, e ainda está aí. Com a COVID-19, passamos a nos preparar para aguentar maratonas de catástrofes, como está sendo esta"

As palavras do médico Gabriel Rangel Pereira, coordenador da UTI do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, mostram uma realidade que muitos preferem ignorar, como indica o crescente relaxamento das medidas de distanciamento social pelo país.

Na capital capixaba, Gabriel e sua equipe percorreram o calvário clássico dos hospitais durante a pandemia: mudaram os fluxos e a organização do trabalho, afastaram profissionais com perfil de risco, perderam outros por licença médica, sentiram medo, trabalharam em dobro e se perderam no mar de interrogações que cercam uma doença tão nova, complexa e letal.

"Nunca morreram tantos pacientes em tão pouco tempo", lembra o médico. "Na terapia intensiva, tivemos uma sobrecarga de trabalho absurda. Por segurança, eu fiquei três meses sozinho em casa, sem ver minha esposa e meus filhos. Isso teve uma consequência psicológica muito grande".

Colega de Gabriel no hospital de Vitória, o enfermeiro Diogo Magela conta que também sentiu o impacto emocional. "A cada paciente que morria, ficávamos com medo de adoecer ou levar a doença para nossos familiares. Passamos a usar equipamentos de proteção durante todo o tempo de exposição do plantão".

Parte do aparato de proteção que a equipe utiliza foi comprada com recursos da campanha #TodoCuidadoConta. Criada pela Raia Drogasil, a iniciativa prevê a doação de R$ 25 milhões para ajudar 50 hospitais do país a enfrentar a COVID-19.

O valor destinado ao hospital de Vitória, que é referência no tratamento de câncer, permitiu a compra de quatro ventiladores pulmonares, 30 colchões pneumáticos e mais de 12 mil aventais descartáveis. "São itens de grande importância para a proteção das equipes e o atendimento dos pacientes. Temos um público oncológico do SUS muito dependente de cuidados, e os colchões e ventiladores farão grande diferença na qualidade da assistência mesmo depois da pandemia", avalia Diogo.

O médico Gabriel diz que nota semelhanças com uma batalha. "Há, como na guerra, o sofrimento, a dor, a perda, o trabalho descomunal. Mas acima de tudo estamos sentindo o amor das pessoas. E a doação da Raia Drogasil é o mais cristalino exemplo disso, nos dando ânimo para continuar fazendo o nosso melhor."

"Temos um público oncológico do SUS muito dependente de cuidados, e os colchões e ventiladores farão grande diferença na qualidade da assistência mesmo depois da pandemia"

SAIBA MAIS SOBRE ESSA DOAÇÃO

Hospital Santa Rita

Vitória ES

Ver Hospital